ASSEMBLÉIA DE DEUS EM NATAL SEDIARÁ 100ª EDIÇÃO DO CAPED



O idealizador do Curso de Aperfeiçoamento para Professores da Escola Dominical – CAPED, pastor Antonio Gilberto da Silva, é um norte-rio-grandense, nascido no distrito de Jundiá, município de Várzea. Desde a conversão, na juventude, mesmo dispondo de parcos recursos, dedicou-se a buscar mais conhecimento da Palavra de Deus, estudando na Escola Dominical.
A partir dos anos 1950, já atuando como professor da escola dominical e servindo às Forças Armadas, teve oportunidade de observar o funcionamento da Escola Dominical na América do Norte e na Europa quando passou a fazer anotações e coligir dados para melhor servir como professor.
Em 1974, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus apreciou e aprovou a realização de um curso visando treinar professores iniciantes e atualizar professores veteranos e que pudesse alcançar as nossas igrejas em todo o território nacional.
Ainda estando à disposição do governo, com dedicação exclusiva ao serviço militar, o pastor Antonio Gilberto recebeu do Conselho Administrativo da CPAD a convocação para estruturar e implantar, em curto espaço de tempo, o curso para professores da Escola Dominical. Assim teve início o CAPED.
No período de 01 a 06 de julho de 1974, na Assembléia de Deus em São Cristovão, no Rio de Janeiro, com 107 alunos e tendo como professores: José Pimentel de Carvalho, Geziel Nunes Gomes, João de Oliveira, Nels Lawrence Olson, Túlio Barros Ferreira, Antonio Gilberto da Silva, Albertina Malafaia, Helena Figueiredo e Ciléia Barros, foi realizada a 1ª edição do CAPED.
Começava a se desenvolver uma atividade altamente auspiciosa para todos aqueles que se interessam pelo amadurecimento intelectual e espiritual dos professores, pois este curso reflete o desejo crescente em proporcionar melhorias que serão introduzidas no ensino das Sagradas Escrituras, através da Escola Dominical.
Quando a Escola Dominical foi criada, em 1780, por Robert Raikes, em Gloucester, na Inglaterra, tinha como objetivo tirar as crianças das ruas, afastando-as da marginalidade, para dar-lhes, além do ensino das escrituras, noções de linguagem e instrução moral e cívica. No início este trabalho sofreu rejeição por parte da liderança da igreja, mas, depois, se tornou um dos mais poderosos movimentos da história da igreja.
No Brasil, não foi diferente, houve um tempo em que a Escola Dominical esteve relegada a um plano inferior no contexto das grandes realizações da Igreja. Graças a Deus que iniciativas como o CAPED vem mudando a mentalidade da nossa liderança que está reconhecendo a necessidade de investir no ensino da Bíblia Sagrada.
Neste aspecto, o pastor da igreja exerce um papel de fundamental importância. Não basta delegar autoridade para que outros façam. Muitas atividades perdem a importância na igreja porque o líder se ausenta e não dá nenhum valor ao que está sendo realizado. Se o pastor pouco se interessa, como os membros se sentirão motivados? Se o pastor não vai na frente, como se conduzirão as ovelhas?
Aproveitemos este CAPED para aprimorar os conhecimentos, para aprender novas técnicas, novos métodos, e assim, melhorar o nosso desempenho como professores da EBD. Não podemos ficar acomodados achando que já sabemos tudo sobre como ensinar na Escola Dominical. Afinal, todos nós temos alguma coisa para aprender.
Todos nós temos alguma coisa para melhorar.
Endereço para inscrições: http://www.editoracpad.com.br/100CAPED/

Comentários

Postagens mais visitadas